Debate sobre o futuro da Europa | Encontro com os Cidadãos

DEBATE SOBRE O FUTURO DA EUROPA

ENCONTRO COM OS CIDADÃOS

A Revolução Tecnológica: desafios éticos e de valores

9 E 10 DE NOVEMBRO DE 2018

(Auditório da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra | Rua do Brasil 131, 3030-175 Coimbra (40º12'06.3''N 8º25'04.1''W)

Na sequência de uma proposta francesa, a União Europeia, lança uma série de debates, que decorrerão de Maio a Dezembro de 2018, sobre a União Europeia e o seu futuro. O Governo português, que aderiu à iniciativa, coopera na organização de 9 grandes debates, por todo o país. O debate da Região Centro será liderado pelo Grupo Investigação Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização do CEIS20- UC, sob a coordenação de Álvaro Vasconcelos e Isabel Maria Freitas Valente, em parceria com as Universidades da Beira Interior e de Aveiro, e em colaboração com o CEDOUA, a AEEC, o CIEDC; a CIM, Associações empresárias, ONG's.

A iniciativa europeia, que partiu de França, foi anunciada pelo Presidente Macron, na Sorbonne, num discurso intitulado Uma Iniciativa para a Europa: Unida, soberana e democrática, no qual relembrou a centralidade da paz no projeto europeu, mas também da prosperidade e da democracia, sublinhando que foi esse o sentido da adesão de Portugal, da Espanha e da Grécia, nos anos 70 e, mais tarde, dos países da Europa Central.

É forçoso constatar, como o fez o Presidente francês ao lançar a iniciativa europeia, que a União Europeia enfrenta enormes desafios que podem pôr em perigo o seu futuro, como o da democracia, o da segurança, o da preservação do seu modelo social, o da ecologia, o da inovação. Sobre todas estas grandes questões, muitas vezes interligadas [entre si], os cidadãos esperam mais da União do que ela tem sido capaz de dar. É imperioso superar este déficit de expectativas, também porque, estas exigências cidadãs, acompanhadas por manifestações de descontentamento, são hoje muitas vezes canalizadas por correntes populistas, que propõem soluções nacionalistas para aqueles desafios.

O debate Iniciativa cidadã, que decorrerá na região centro de Portugal, ciente de que o quadro nacional é regra geral insuficiente, tem como objetivo contribuir para a identificação de soluções para os desafios que enfrentam as democracias europeias.

O tema que será abordado pelas instituições da região centro, no debate proposto, é o da inovação tecnológica, nomeadamente da revolução digital - que tem uma profunda implicação na economia, na sociedade, mas também no nosso futuro democrático.

Para organizar a discussão identificamos 4 grandes temas:

  • Inovação territorial e territórios inteligentes (coord. Alexandra Aragão, FDUC / CEIS20-UC)
  • A transição digital, sociedade de informação e robótica: desafios éticos (coord. Álvaro Vasconcelos e Isabel Maria Freitas Valente, CEIS20-UC)
  • A economia digital nas prioridades europeias (coord. Marta Ferreira Dias, UA)
  • Audiovisual europeu no mercado global (coord. Liliana Reis, UBI)

Pretendemos enquadrar estes temas em debate com os demais temas em discussão no quadro da iniciativa europeia, de forma a contribuirmos para uma visão integrada das políticas da União e das suas prioridades atuais.

Esta será também uma iniciativa cidadã que mais do que promover o ideal europeu, procurará recolher o maior número possível de contributos de especialistas nas áreas em discussão. Para tanto, será designada uma instituição por cada uma das 4 áreas, que será responsável pela dinamização da discussão e pela recolha de contributos. A coordenação de cada grupo promoverá, ainda, eventos que contarão com a chancela desta iniciativa.

Os resultados serão apresentados e discutidos em grupos de trabalho numa conferência final, que se desenrolará em 3 partes:

- uma sessão de abertura com uma intervenção de fundo;

- duas sessões plenárias para apresentação dos grupos de trabalho criados para o efeito, e

- uma sessão final de discussão de uma visão conjunto e integrada das principais conclusões dos grupos de trabalho.